5 de mai. de 2013

Bombeiros uma profissão de objetivos nobres a serviço da humanidade


Começei a estudar alguns nomes de um livro que estou lendo e um destes nomes é Frank W. Gunsaulus - foi um grande pastor, educador, palestrante de sua época, e também um homem prevencionista. 


Cada pessoa no mundo possuí sua história, mas infelizmente não conseguimos saber das milhões que tem por aí, acho que o cérebro nem conseguiria guardar tanta informação, é por isso que conforme as épocas, algumas histórias se sobrepõe a outras (ainda bem rsrs);

Bom, sobre :

Gunsaulus era um líder da reforma educacional que influenciou as escolas, instituições e associações com uma mensagem muitas vezes expressa como "cabeça, coração e mão". Gunsaulus fez aparições em todo o país, em cerimônias de início e como professor em faculdades e universidades, para divulgar seu idéias sobre educação.
Com a firme convicção de que a meritocracia educacional democrática era a melhor maneira de desenvolver individualmente e como uma nação, Gunsaulus queria educação prática para ser espalhado entre as massas a todos que queriam aprender. Ele acreditava em um universo ordenado e disciplinado e, portanto, a ciência ea matemática atraía. Ele também reconheceu a importância da personagem no auto-desenvolvimento. O ideal, segundo ele, a educação deve preparar um para executar a serviço de outros homens, que requer instrução e disciplina. Durante o processo, os alunos também devem desenvolver uma apreciação para o poder espiritual, que inculca valores que são usados ​​para fazer julgamentos de som e conter os impulsos;

Porém o que mais me chamou a atenção nesta história foi isso:

Um exemplo de sua filosofia posta em ação foi a criação de um curso de quatro anos em Engenharia de Proteção contra Incêndios no Armour Institute of Technology. Gunsaulus estava convencido de que o Grande Incêndio de Chicago, em 1871, poderia ter causado menos danos se a prevenção e proteção contra incêndio fossem levadas a sério.Em cooperação com a Underwriters Laboratories e a Secretaria Atuarial ocidental, um fundo de bolsas foi estabelecida e um currículo desenvolvido para um novo ramo da engenharia que incorporou objetivos nobres a serviço da humanidade.

Ressalto a visão para esta atividade na época: um novo ramo da engenharia que incorporou objetivos nobres a serviço da humanidade - Engenharia de Proteção contra incêndios. 

Poxa, que pena que esta visão foi em 1871, ah claro, esqueci que isso é nos Estados Unidos, e o Brasil só tinha 371 aninhos. 

O que você acha deste pensamento de antigamente? Concorda, discorda? Dê sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale!