14 de abr. de 2013

A paixão pela área de Segurança do Trabalho

Semanas atrás, eu fiz um processo seletivo para uma vaga de Técnico de Segurança do Trabalho p/ obras; e durante o processo; entrevistamos alguns Técnicos, da qual me chamou a atenção: a paixão pela a área de Segurança do Trabalho;


É sabido pelos profissionais da área, que o mercado ainda não esta preparado para este profissional; e a frustração, daqueles que querem fazer a Segurança acontecer nas empresas, é inevitável.

Na verdade eu nem sei, se é agente que escolhe a área, ou se é a área que nos escolhe. Porque sofremos por ela. Estava nítido no olhar de alguns dos Técnicos entrevistados, a paixão pela área. E isso me faz sentir mais orgulho de ser Técnica de Segurança do Trabalho.

As empresas podem não querer, não enxergar, não fazer o que é o certo (a anos), mas nenhuma delas vai tirar de nós este sentimento. E acho que se todo profissional, independente da área, tivesse essa paixão pela profissão, o mundo estaria bem melhor.

Infelizmente muitos Técnicos de Segurança acabam desunidos, mas no final das contas, só nós nos entendemos, porque somos vítimas das mesmas coisas.


É triste ouvir de um profissional, que esta desistindo da área, agente acaba sofrendo muito, mas o que falar pra alguém que tem contas a pagar que não pode desistir. 

Outros profissionais acabam pedindo demissões porque a área de Segurança fala mais alto em seu coração, e você resolve buscar outras oportunidades para poder aplicar o que sabe (eu mesma já fiz isso);


Técnicos de Segurança do Trabalho, não deixe que o sistema acabe com a sua paixão pela a área, eles precisam de nós, mas não sabem disso. Não deixe que empresas que não estão nem aí, vençam esta paixão, seja forte onde você estiver, e enfrente sem dor na consciência o que tiver que enfrentar, tenha compromisso com a Segurança do Trabalho e não com a empresa. Se a empresa não muda, mude você.

A paixão vai acabando, a medida que não é correspondida, por isso precisa ser forte, para rega-la e transformar em amor. 

A Segurança do Trabalho é feita por pessoas, que no final das contas, dão valor, e amam a própria vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale!